quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Subliminarmente

Consideremos os dias atuais. A realidade da classe média brasileira, onde podemos ir regularmente aos cinemas, assistir bons filmes na televisão, ir a shows musicais, acesso fácil a internet. Em síntese, ter muita informação em pouco tempo e acompanhar as tendências que regem o atual “sistema de mundo globalizado”, onde o que importa é estar na moda. Seja ela a moda das roupas, a moda do estilo musical, a moda do estilo de leitura ou a moda do “jeito de pensar”.
Essa à e expressão: jeito de pensar.
Esse bombardeio de tendências que recebemos, principalmente do “estilo americano de ser”, muda os moldes da sociedade. E os muda a cada “volta e meia”. Pois vejam só. Os hits dos momentos nas rádios estão interligados com as “modinhas” vistas nas ruas. Maior exemplo disso é a banda Restart e seus seguidores coloridos. E antes disso estourou NX Zero e os emos e foi assim com os metaleiros, os pagodeiros e os sertanejos-caubóis antes disso. E essas mudanças influenciam nas boates e festas que participamos e se for um movimento mais forte modifica as ideologias e as formas de agir no cotidiano de cada pessoa.
Esse funcionamento me lembra as tais mensagens subliminares tão famosas no passado. Boatos de que o exército dos Estados Unidos usava essas mensagens em seus comerciais de TV para que a população norte-americana tivesse seu sentimento de patriotismo despertado e se interessassem em entrar para as forças armadas. Essas mensagens são flashes que não percebemos, mas que entram em nosso sub-consciente e nos fixam a ideia na memória e as imbui em nossa vontade sem sabermos exatamente de que forma. Essa analogia pode ser feita com a globalização e o consumo de cultura atualmente. Pois ao ver bandas como a Restart e ao visualizar seu estilo colorido de se vestir e ao ver tantos fãs vibrando e aderindo a eles, se o indivíduo for susceptível a essas tendências, já estará dando um passo para se juntar a eles. Não sabendo nem como nem porque ou de que forma.
E também citando como exemplo o cinema hollywoodiano, ícone no mundo. Por ter um domínio sobre esta área, já tem-se uma ideia pré-concebida do que são os filmes. Quando assistimos a um filme que foge do estilo desse cinema, o achamos ruim ou fora dos padrões, pois o cinema americano já se instalou em nossas mentes e já definiu nossos conceitos de filmes bons ou filmes ruins.

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